30 outubro, 2007

Receita de Tarte de Carne

De vez em quando cozinho alguma coisa, tipo... De ano a ano.
Devido a isso, muita gente pensa que não sei cozinhar, diga-se que isso não me chateia por aí além, excepto quando se lembram de me oferecer livros de culinária, para que eu "aprenda".

Bem, hoje, dado estar de férias, ter tempo para torrar e querer impressionar a minha mulher, decidi fazer o almoço e o jantar.

Vou falar do jantar (o almoço foram hamburgueres de vegetais pré-comprados, por isso não conta).

Primeiro para vos aguçar o apetite, fica uma fotografia do jantar.


E aqui fica a receita, usei massa quebrada que é a minha favorita.

Massa:

  • 450 gramas de farinha
  • 180 gramas de margarina
  • 1 colher e meia de sopa de azeite
  • Sal a gosto (ao meu, é aproximadamente uma colher de sobremesa)

Amassa-se tudo (eu uso as mãos), quando estiver uma "nhanha" compacta, juntar 150ml de água, continuar a amassar até ter uma pasta peganhenta. Formar uma bola (ou algo parecido com) e deixar coberto com um pano durante 30 minutos.

Recheio:

  • 400 gramas de carne picada
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1/4 de Pimento
  • 1 embalagem de concentrado de tomate
  • 1 cenoura
  • 1 lata de cogumelos (usei uma pequena, laminados)
  • 1 dúzia de castanhas
  • Especiarias a gosto (Sal, Pimenta, Oregãos, etc)

Cozer a cenoura e as castanhas num tacho.

Picar a cebola, o alho e o pimento. Cortar em pedaços os cogumelhos, a cenoura e as castanhas (depois de cozidas).

Colocar azeite no fundo de um tacho e refogar a cebola, o alho e o pimento. Adiccionar a carne, juntar o concentrado de tomate, as especiarias e uma caneca de água (também se pode usar vinho branco). Ir mexendo enquanto a carne cozinha. Adiccionar os cogumelos a cenoura e as castanhas, deixar cozinhar bem.

Forrar uma forma de tarte com metade da massa, encher com a carne, tapar com o resto da massa e levar ao forno até ficar dourada.

Se sobrar recheio (a mim sobrou), aconselho a comê-lo acompanhado de esparguete ou arroz num outro dia.

Se fizerem isto mais ou menos assim, pode ser que fique com o aspecto acima.

Acompanhem com salada, fica divinal.

Bom apetite.

19 outubro, 2007

Crononanismo


Todos os informáticos sabem, que 1 minuto, é uma medida de tempo que oscila entre os 10 a 30 minutos num vulgar relógio.

Todos os informáticos sabem que quando alguém diz "É só um minuto...", esse minuto situa-se num universo paralelo ao das pessoas "normais", não esperam que a pessoa que usou a expressão esteja despachada em 60 segundos. Pensar tal é irreal e sinal de que nunca se trabalhou com informáticos.
Ora a minha mulher e provavelmente as mulheres e homens de outros informáticos(as) em geral, têm grandes dificuldades em compreender a razão de ser deste fenómeno. Já sabem como funciona, mas não conseguem compreender como é que somos capazes de dizer algo como: "Já vou.", "É só um instante.", "Daqui a 5 minutos.", etc e ao fim de 2 horas, comportarmo-nos como se nada fosse.
Pois bem, em nossa defesa tenho a dizer unicamente o seguinte, existe uma razão para tal.
Descobri recentemente após laboriosa investigação, que os informáticos desenvolvem um mal chamado "Crononanismo".
O mesmo, é caracterizado por uma deficiência na compreensão temporal, por estarmos altamente concentrados, o nosso cérebro começa a processar informação à velocidade da luz, originando um desfasamento temporal entre nós e o mundo que nos rodeia. Aquilo que para nós foi um minuto, para o mundo exterior foram dez ou vinte, dependendo da velocidade do pensamento.
Resumindo, quanto mais eficiente e dedicado é o informático, maior o desfasamento.
Espero que isto ajude os informáticos em geral (eu já usei isto como desculpa por ter estado três horas a jogar Halo 3, quando disse que me ia deitar daí a nada).
Espero no futuro, conseguir que o ministério da saúde considere isto uma doença profissional e comece a dar subsidios à malta.

10 outubro, 2007

Darwin estava certo



E porque é que estava certo?
Bem, a prova cabal de que descendemos dos macacos, está nas mulheres. (Não, não lhes estou a chamar peludas, nada disso)
Quando se pede a uma mulher para descrever o homem ideal, 99% das mulheres refere a característica "Alto". Se acham que é exagero da minha parte, vejam aqui na BBC.
Um homem tem de ser alto, caso contrário é bom que tenha um grande sentido de humor, uma excelente carteira ou outra característica secundária que oculte o facto de ele não ser um colosso.
E porque razão procuram as mulheres um homem alto?
Após penosa investigação, descobri o motivo.
Fruta!!!!
Sim, sim. Fruta...
Passo a explicar. Quando vivíamos no topo das árvores, balançando de ramo em ramo (ou de liana em liana, tipo Tarzan), os machos mais altos (com braços mais compridos), conseguiam alcançar frutos em ramos mais altos.
Durante as épocas de escassez de alimentos, os machos que conseguiam obter mais comida, eram os preferidos pelas fêmeas para acasalamento, logo os machos mais altos, eram beneficiados.
Visto isto, o facto de as mulheres preferirem homens altos, está totalmente explicado.

Fruta...


Estou disponível para escrever para a National Geographic, se precisarem de mim, sabem onde me encontrar.