14 outubro, 2006

Vegetarianos


Cada dia que passa, mais pessoas conheço que deixaram de comer carne. O vegetarianismo é uma opção válida claro está, mas não passo sem um excelente bife a largar o fio de sangue, tenro e a derreter-se na boca como manteiga.
Após esta imagem tão gráfica, os "Vegan" que andam aí, devem querer dar-me um tiro.
Bem, para acalmar os mais radicais, vou falar-vos da minha experiência com comida vegetariana. Ao contrário do que se possa pensar, a comida vegetariana é muito variada, muito saborosa e extremamente colorida.
Dois dos melhores restaurantes a que vou (vegetarianos claro está), são respectivamente o "Terra" e o "Jardim dos Sentidos", nomes muito "Gaia" e muito esotéricos claro está, ou não estivessem os vegetarianos associados a meios esotéricos.
Esoterismos à parte, a comida requer alguma habituação, pelo menos coisas como o Seitan, o qual não consigo digerir. Sorry, mas não consigo gostar daquilo...
Claro que há muito mais para além de Seitan, temos inúmeros vegetais, saladas, arroz, massas, etc. Para terem uma ideia da variedade, imaginem uma vaca à solta no jardim botânico, a experiência gastronómica deverá ser semelhante.
Os meus pratos favoritos passam pelo arroz (sim é o mais normalzinho), beringelas gratinadas, pão de alho com tomate e queijo (sim, muito mediterrânico), Pakora (sim, igual ao do Indiano), bolinhas de vegetais fritas (tipo as de puré da Iglo), etc.
Vão e experimentem, não se vão arrepender, em alternativa aos dois referidos, também podem ir aos Tibetanos, mas a comida é mais apimentada, não é para todos os estômagos.