04 abril, 2006

Alugar casa...

Infelizmente não sou rico, não tenho dinheiro a cair das prateleiras, nem ando com maços de notas de 500€ na carteira.
Felizmente sou saudável, tenho uma casa confortável e um emprego razoável.
Infelizmente, tenho uma casa de solteiro para pagar, que não consigo vender. Solução? Alugar pois claro, rendimento extra e ajuda a cobrir o empréstimo.
É aqui que se inicia o meu problema, o conceito de receber a renda todos os meses é muito bonito, a ideia de ter desconhecidos a habitar um espaço onde se fez o rebento, nem por isso. O risco de não pagarem a renda, o risco de destruirem a casa, assusta, assusta mesmo, mas a necessidade tem destas coisas e alugou-se a casa.
O primeiro inquilino era uma simpatia, atencioso delicado, tinhamos a certeza que não ia levar miudas lá para casa (miudos, já é outra conversa...) e aparentava ser uma pessoa séria e responsável.
Cinco meses depois a renda deixou de chegar, dois meses depois, lá convencemos o senhor a abandonar a casa que não pagava...
Que nos deixou o senhor na casa? Dívidas de água, luz e gás no valor de centenas de euros, móveis com manchas estranhas (sim, ele costumava receber "amigos") e muita humidade na casa (funcionaria como estufa, para plantas "medicinais"???).
Decidimos alugar de novo a casa, colocou-se o belo do anúncio e desta vez um casal com bom aspecto respondeu, acordou-se o negócio de imediato e mudaram-se no dia seguinte.
Começaram aqui os problemas, a senhora em questão é tal como o antigo inquilino, "anal". Só que enquanto ele usava o dito cujo para fins de entretenimento, a nova inquilina é maníaca das limpezas, tudo lhe mete nojo e tudo está imundo. Basicamente, uma casa com os padrões de limpeza da senhora, faria passar vergonhas aos fabricantes de material electrónico. Até a consigo imaginar na fábrica da Intel: "Que é isto? Que nojo, nem me arrisco a encostar ao balcão, isto está imundo, quem é o responsável por este nojo, tem de se chamar alguém para limpar, contratar profissionais!"
Tudo isto, enquanto os trabalhadores se encolhem a um canto receosos...

1 comentário:

Susana G Santos disse...

E eu, eterna apaixonada por aquela casa, já a pensar que os novos inquilinos não tinham grande gosto (porque aquela pintura é o MÁXIMO!! e não me passaria pela cabeça mudá-la), fico ainda com mais raiva deles.
Infelizmente, também não sou rica nem me saiu a lotaria, por isso, não posso comprar duas casas ao mesmo tempo... Mas não percamos a esperança, quem sabe? Entretanto, boa sorte para os próximos capítulos.
Quanto ao inquilino anterior e com todo o respeito pelas inclinações de cada um... no commments.