30 julho, 2006

CP (Casamento a Prazo)

Como todos sabem, cada vez há mais divórcios em Portugal. Muitas razões foram invocadas e inúmeros artigos foram escritos sobre o tema, sem no entanto, alguma vez terem avançado com uma possível solução.
Pois bem, na senda de soluções para os males da nossa sociedade moderna, venho apresentar os "Casamentos a Prazo".
Tal como o nome indica, trata-se de um casamento a tempo certo, ao contrário do modelo convencional (vitalício). Num casamento convencional, quando os parceiros decidem cancelar o contrato (divorciarem-se), o processo é extremamente penoso, demorado e dispendioso. Advogados, partilhas, custódias, enfim, uma panóplia de papeladas, tribunais, etc.
Neste novo modelo contratual (sim, porque o casamento é um contrato, assinado por ambas as partes perante um representante legal, a parte da igreja é só para o "show-off"), teríamos várias modalidades:
  • Casamento a 1 ano (para casais jovens e indecisos que querem apenas ver como é)
  • Casamento a 5 anos (para pessoas mais maduras que não acreditam no amor eterno)
  • Casamento a 20 anos (para quem quer educar os filhos numa família convencional, mas pretende voltar a ter sossego mais tarde)
  • Casamento vitalício convencional (exige mais de 25 anos de idade ou pelo menos 2 anos de experiência matrimonial prévia)

Os contratos poderão ser renovados no fim do prazo, se ambas as partes assim o entenderem, caso contrário, terminarão apenas, sem os traumas associados aos "divórcios" convencionais.

Venho pedir encarecidamente, que me apoiem nesta minha nova proposta e ajudem a espalhar o conceito, vamos acabar com a quantidade escandalosa de divórcios em Portugal, vamos ser um país para a frente.

1 comentário:

Susana G Santos disse...

Eu até me acho mais ou menos madura... mas 5 anos é um pouco longo, não?
Acho que o melhor para mim seria começar por 1 ano e renovar caso valha a pena.
Não há limites de idade (mín,máx) para nenhum dos contratos,pois não? Se for assim, tens o meu voto. :)