30 outubro, 2007

Receita de Tarte de Carne

De vez em quando cozinho alguma coisa, tipo... De ano a ano.
Devido a isso, muita gente pensa que não sei cozinhar, diga-se que isso não me chateia por aí além, excepto quando se lembram de me oferecer livros de culinária, para que eu "aprenda".

Bem, hoje, dado estar de férias, ter tempo para torrar e querer impressionar a minha mulher, decidi fazer o almoço e o jantar.

Vou falar do jantar (o almoço foram hamburgueres de vegetais pré-comprados, por isso não conta).

Primeiro para vos aguçar o apetite, fica uma fotografia do jantar.


E aqui fica a receita, usei massa quebrada que é a minha favorita.

Massa:

  • 450 gramas de farinha
  • 180 gramas de margarina
  • 1 colher e meia de sopa de azeite
  • Sal a gosto (ao meu, é aproximadamente uma colher de sobremesa)

Amassa-se tudo (eu uso as mãos), quando estiver uma "nhanha" compacta, juntar 150ml de água, continuar a amassar até ter uma pasta peganhenta. Formar uma bola (ou algo parecido com) e deixar coberto com um pano durante 30 minutos.

Recheio:

  • 400 gramas de carne picada
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1/4 de Pimento
  • 1 embalagem de concentrado de tomate
  • 1 cenoura
  • 1 lata de cogumelos (usei uma pequena, laminados)
  • 1 dúzia de castanhas
  • Especiarias a gosto (Sal, Pimenta, Oregãos, etc)

Cozer a cenoura e as castanhas num tacho.

Picar a cebola, o alho e o pimento. Cortar em pedaços os cogumelhos, a cenoura e as castanhas (depois de cozidas).

Colocar azeite no fundo de um tacho e refogar a cebola, o alho e o pimento. Adiccionar a carne, juntar o concentrado de tomate, as especiarias e uma caneca de água (também se pode usar vinho branco). Ir mexendo enquanto a carne cozinha. Adiccionar os cogumelos a cenoura e as castanhas, deixar cozinhar bem.

Forrar uma forma de tarte com metade da massa, encher com a carne, tapar com o resto da massa e levar ao forno até ficar dourada.

Se sobrar recheio (a mim sobrou), aconselho a comê-lo acompanhado de esparguete ou arroz num outro dia.

Se fizerem isto mais ou menos assim, pode ser que fique com o aspecto acima.

Acompanhem com salada, fica divinal.

Bom apetite.

4 comentários:

Filipa disse...

E podem crer que me impressionou mesmo. Só posso dizer que 4 horas antes do jantar já eu salivava para poder degustar tal iguaria. Quatro horas mais tarde, não me desiludiu de modo algum... Uma verdadeira delícia!
O meu gajo, às vezes faz assim umas coisas jeitosas... ;)
Só é pena não serem mais frequentes... Mas também, se assim fosse, não teria piada!!!

Susana G Santos disse...

Bolas, eu não estava aí e estou impressionadíssima! Eu a pensar que tinha sido um esparguete à bolonhesa ou uns bifes na frigideira mas... fazer massa quebrada e tudo... (os 30min foram normais ou em crononaning-time? É imptt se quisermos experimentar a receita em casa)
Cunhado, podes convidar-me para uma tarte dessas um destes dias mas... substituindo a carne por outra coisa qualquer, tipo ervilhas por exemplo. :-)

Anónimo disse...

Tens lata, e bom humor
trata logo é de saber de onde vêm essas dores de cabeça de certeza que não é escrevendo no blog que se curam! Embora ajude desabafar bjs

Ana Maria Baptista disse...

Fiz a receita da massa e achei divinal. O recheio alterei um pouco, pois é meu hábito... mas ficou mesmo muito bom! Óptima refeição para receber amigos em casa, está provado ;) Parabéns!